Como escolher a melhor maternidade !

10
A tarefa não é fácil, mas a decisão precisa ser tomada com rigor.
Estou nesta saga...sem convênio médico no momento e estou procurando outro pela relação de maternidade  que atendem, confesso que não é fácil por que estou levando em consideração a distância, já que moramos no extremo sul da Zona Sul de São Paulo rsssssss...e o pior é que depois vou fazer uma eterna busca por obstetra (mas isso é assunto para um outro post...).
Encontrei esta matéria, com algumas dicas para a escolha da maternidade:

Uma boa maternidade não é apenas aquela que oferece todo o aparato tecnológico possível. Ela também deve se adequar às necessidades práticas da gestante, como ser de fácil acesso e viável financeiramente. Observe os tópicos considerados importantes pelos especialistas.

1 – O centro obstétrico é completo?
Isso é um indicativo de segurança.Completo é o centro capaz de tratar de situações de emergência. Confira a presença de equipamentos de monitorização da mãe e do bebê, como o oxímetro, o cardioscópio e o cardiotocógrafo.Verifique também se há banco de sangue ou pelo menos um estoque para casos de urgência.

2 – Tem UTI e UTI neonatal?
As duas são imprescindíveis.E lembre-se: para o bebê, só adianta se a maternidade oferecer a UTI neonatal, onde a aparelhagem é adaptada ao recém-nascido, os medicamentos estão na dosagem certa e a equipe médica é especializada.

3 – O berçário é bom?
Um bom berçário está aparelhado para dar conta também do bebê prematuro. Observe o número de leitos e equipamentos como incubadoras, respiradores e aparelhos de fototerapia. Também é importante a equipe ser multidisciplinar, com neurocirurgião pediátrico, além do neonatologista e das enfermeiras.

4 – A maternidade fica dentro de um hospital?
A alternativa é boa, desde que os ambientes sejam separados e o local apresente baixo índice de infecção hospitalar (o aceitável são 2%). É obrigatório que o hospital mantenha um quadro com essa informação ou informe quando questionado.Não é bom que o centro obstétrico fique muito perto do centro cirúrgico geral.

5 – O plano de saúde cobre?
Esse é um critério quase definitivo. E o ideal é que o médico também faça parte do plano. Muitas vezes, hospitais ou médicos aos quais você tem direito não agradam. Nesse caso, privilegie o profissional de sua confiança e fique com um dos hospitais do plano para não arcar com as despesas de internação.

6 – E quando o obstetra indica?
Você pode avaliar junto com a questão do plano de saúde. Quando o obstetra faz parte do corpo médico da maternidade ou trabalha lá com freqüência, já conhece a sua estrutura e os profissionais do local, o que facilita o atendimento à gestante. Mas vale a pena, também, considerar as indicações de profissionais, amigos ou conhecidos. Só não esqueça que isso depende de cada um. Alguém que passou por um parto complicado pode ter ficado com uma impressão ruim da maternidade da qual sua amiga voltou feliz.

7 – A enfermagem é eficiente?
Os cuidados mais diretos com a gestante e o bebê são prestados por essa equipe — e numa fase delicada. É importante que o casal simpatize com esses profissionais.

8 – O lugar é limpo e confortável?
Não adianta ter tecnologia de ponta em um ambiente hostil e sujo. A impressão geral tem de ser de limpeza. Alguns locais oferecem luxos, mas o básico são quartos com cama confortável, sofá-cama com tamanho adequado para acompanhantes e um banheiro asseado.

9 – Você pode levar um acompanhante?
Essa é uma recomendação formal da Organização Mundial da Saúde. Mesmo assim, algumas maternidades não permitem e outras aceitam, mas não incentivam. Pode haver a cobrança de uma taxa pela presença do acompanhante no parto, referente ao uso de roupas especiais.

10 – É fácil chegar lá?
A maternidade deve ser acessível, porque pode ser importante chegar rápido.Teste o caminho de carro para verificar o trânsito em vários horários. E, como nunca se sabe o que pode acontecer, tenha outra opção de maternidade já combinada com seu médico.

Fonte: Site Revista Crescer


*Obs. Se alguém tiver dicas e indicação de convênios com boas maternidades, aqui na zona Sul de São Paulo, agradeço as indicações.



Beijo Grande , até amanhã..com um Post "SUPER ESPECIAL"

10 Pessoas Comentaram este Post:

Paty Ghigiarelli disse...

Olá querida...

É verdade... essa não deve ser uma tarefa fácil, não!! Devemos ficar bem atentas qdo chegar a hora...

Tenha um dia maravilhoso...

Bejokas mil

Amor de Mãe disse...

E´NÉH AMIGA, O SENHOR ENTENDE UMA MENTIRINHA RSRS, ASSIM QUE DESCOBRIR COMO VOU CONTAR, CONTO TUDO RSS, BJOS.

Anônimo disse...

Será que entendi direito?? Rs
...
Eu fiz um convenio logo quando comecei a pensar em engravidar, para ja ir cobrindo a carencia, e um convenio que eu sabia que cobria um bom hospital, eu tenho pavor de pensar em ter um filho em hospital publico, pq os que tem aqui perto pelo menos, nao sao bons...
Fiquei curiosa com o post super especial rs
Volte para contar!
Um Beijo

Carol disse...

Nao deu tempo do plano cobrir =((

Bjssssssss

Nanda Ramos disse...

o lindona oje conversei sobre isso na primeira consulta... eu vou ter bb em outra cidade da uns 35min de onde morro mas lá tem tudooo pois vivo no interior e lá na maternidade que acho eu que seja a minha escolhida tem tanta coisa.. vou lá visitar depois posto no meu blog
bjusss

rosana disse...

pra vc com carinho....
O SENHOR se agrada dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia.
Louva, ó Jerusalém, ao SENHOR; louva, ó Sião, ao teu Deus.
Porque fortaleceu os ferrolhos das tuas portas; abençoa aos teus filhos dentro de ti.
Ele é o que põe em paz os teus termos, e da flor da farinha te farta.(sl 147.11)

Dri disse...

Oi querida! Obrigada pelo comentariooo.Deus esta nos abençoando sempre e se DEus abençoar logo o bebe estará aqui.
È escolher a maternidade, realmente não é facill, mais tenho certeza que tu ira fazer a melhor escolha.
Beijinhos :)

Paty Fortunato disse...

Disse tudo nesse post amiga.

Beijocas!

Taly Watanabe disse...

Oiiie Edi...é verdade ter encontrado esse medico foi uma benção de Deus, a minha unica procupação agora é a maternidade...pois não terei cobertura de hospitais que eu queria como Santa Joana na data somente dia 12/01 e o bb é no max dia 01/01..mas td bem..vamos ver oq se resolve
Obrigada amiga

Pri Rubí disse...

Poxa..qndo descobri q tava grávida o plano não cobria por conta d carência e por conta do tempo d gestação..ai nossa..fiquei arrasada mais encontrei um médico do SUS..muito gente boa..pertinho de casa..e atende todas minhas necessidades..e qto ao parto já até escolhi a maternidade..vou pagar um bocadinho caro..mais vale a pena..ne..vamos ver se ate la eu num mudo d idéia..pq meus planos era ser parto em casa..tudo mais natural possível nada d hospital..mais vamos ver..se for da vontade do sr ki ele venha de pN assim seja..senao vou pra cesarea ne.. Beijos amiga lindo o carro..realmente um sonhooooooo!

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker