Período Fértil

8
O Período Fértil corresponde quando a mulher esta ovulando, geralmente 14 dias após o primeiro dia da última menstruação, caso ela tenha um ciclo menstrual regular de 28 dias. Sendo esse o melhor período para que ela engravide, pois o ovário nesse período libera um ou mais óvulos para ser fecundados pelos espermatozóides.


Além de ficar atenta ao período de ovulação, a mulher conta com outros meios para saber se esta propensa a engravidar, pois o organismo sempre dá um alerta.

É nesses dias que a temperatura corporal sobe um pouco, devido ao aumento de progesterona, considerando este fato é só fazer esta medida por um período consecutivo e regular.

Outro alerta que o organismo mostra, é o muco cervical, além de ficar espesso, fica elástico e cristalino, normalmente para avisar que esta havendo produção de estrogênio.

 Se o muco for claro e cristalino, as chances de gravidez são maiores


O espermatozóide pode sobreviver no organismo da mulher por até três dias, sendo assim colocamos três dias antes e três depois do período compreendido como fértil,como dias propícios para uma futura gravidez.



Como calcular o Período Fértil



É possível saber quando é o período fértil apenas conhecendo os intervalos entre os ciclos menstruais. No caso de não serem regulares, uma forma de descobrir os seus dias mais férteis é subtraindo do ciclo mais curto 18 dias, e do ciclo mais longo 11 dias.


Por exemplo: se o seu ciclo mais curto for de 26 dias e o ciclo mais longo de 30 dias, então, 26 – 18 = 8 e, 30 – 11 = 19, quer dizer que os seus dias mais férteis são entre o oitavo e o décimo nono dias do ciclo.


Os ciclos normalizados têm uma duração de cerca de 28 dias, atingindo-se o pico de ovulação no 14ºdia. Nesse caso, deverá ser considerado como período fértil, ou seja, período com risco de gravidez, entre o 11º e o 17º dia do ciclo, a contar a partir do primeiro dia da menstruação.


Sabemos que existem vários fatores que predispõe para uma gravidez, como também existem aqueles fatores que devem ser investigado por não ocorrer a mesma.

Outro momento que interfere para que a mulher não venha a engravidar é o estresse e a ansiedade, alimentação irregular, bebida, fumo etc.. Fiquem certos que o importante é relaxar, que a magia da concepção acaba acontecendo. .






Fonte: Projeto Beta e Site Mulheres Gárvidas
Imagem: Projeto Beta e Site Gineco

8 Pessoas Comentaram este Post:

Eloise disse...

Van
Ótima matéria.
Gostei principlamente da parte em que explica sobre mulheres com ciclo irregular, como calcular, eu pedi ajuda justamente sobre isso no meu blog hoje, pq nunca sei calcular meu periodo fertil pois sou totalmente desregulada...resolvi que vou depois de 14 dias do 1° dia do ciclo que vou treinar dia sim, dia não.

E que Deus nos abençoe.

Uma semana abençoada pra vç.

Paty Fortunato disse...

Oi amiga, saudades!!

Adorei a matéria, vou até guardar no e-mail o link para quando tiver preparando a casinha para receber meu segundo rs

Beijcoas e ótimo finzinho de Domingo.

Reformando Meu Apê!!! disse...

olá querida!!! amei seu blog e já estou te seguindo..
adorei o post super interessante, também estou treinando! que Deus nos abençoe!! bjs. aguardo sua visitinha!!!

Bina USA disse...

Estou chegando agora aqui no seu blog, mas estou amando tudo!To igual a voce...PRONTA PRA SER MAE. Ainda nao estamos tentando, mas ate o final desse ano tenho fe que fizemos o bebe. (por motivos financeiros decidimos adiar essa etapa).

Vi que voce concordou comigo em um comentario sobre o nome dos bebes, que os curiosos copiam, por isso cheguei ate voce.
Vou te seguir ta?!
Estarei torcendo por voce!
Beijinho.
Bina

Vanessa Caubianco disse...

Eba!, que legal vc ter participado do programa Lá em Casa de hoje. Muiiiiito Obrigada e um beijão!

Bealtifull Day. disse...

é.. haja contas quando queremos nosso baby, mais eu aprendi que o melhor e esquecer tudo , e relaxar!!

Doce Espera disse...

Muito bom o post!!!
Se eu não virar perita em descobrir meu periodo fértil pelo menos melhorar minhas habilidades matemáticas eu vou sim!!! rsrsrs

Bjocas

lyli disse...

olá meu nome e eliane eu gostaria de saber quanto eu entro no periodo fértil eu ja entre no ciclo e ja foi embora então eu ja entrei no periodo fértil eu gostaria de engravida eu esto preparata pra engravita me manda sua resposta eu adorei seu bog hoje muito obrigado por mer ajuda com e ser probrema

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker