Amor de mãe, amor de filha

6
Procurando algo para postar hoje 08.05.2011 Dia das Mães...encontrei esta entrevista feita há dois anos com a jornalista Claudia Colluci justamente sobre o tema, segue abaixo:



Amor de mãe, amor de filha

Este período do mês de maio sempre me invoca divagações. Antes, diante das propagandas alusivas ao Dia das Mães, pensava: `que sorte tive eu, de ter uma mãe tão especial, tão querida'.

Com as tentativas frustradas de gravidez e os abortos espontâneos, essa época passou a incomodar, até a doer, eu diria. Pensava: 'será que minha hora vai chegar? Será que terei meu filho?'

Creio que a dor seja maior porque o filho que desejamos e ainda não temos já mora dentro de nós. Não é um ser desconhecido. Ele visita sempre nossos pensamentos, nossos sonhos. Uma hora é menino, outra hora é menina. Às vezes, é apenas um ponto de interrogação. Será que ele virá? E se virá, vai demorar muito? E se demorar muito, vou suportar essa angústia?

Quem não conhece a infertilidade, dificilmente consegue imaginar o quanto ela é devastadora. O quanto consome nossas energias e nossas alegrias. Estudos já foram feitos e concluíram que o sentimento é semelhante à dor do luto de um ente querido.

Talvez, com essa referência, as pessoas possam se aproximar mais dos que desejam uma gravidez e não conseguem. E apenas ser solidárias. Nada daquele papo de adoção ou do "relaxa que você consegue". Para muitos, o desejo da adoção vai brotar naturalmente e o filho virá por essa via. Para outros, pode levar mais tempo ou, simplesmente, não aparecer. E isso tem que ser respeitado, sempre.

Também é papo furado essa história do "relaxar". Quem está nessa chuva, vai se ensopar mesmo. Não tem jeito. Por mais que se tente o contrário, o estresse faz parte do processo e ninguém precisa ficar ainda mais angustiada achando que precisa "relaxar" para que uma gravidez aconteça. Se fosse assim, não teríamos tantas gravidezes resultantes de estupros...

Claro que seria ótimo poder estar mais tranqüilas. Claro que conhecemos um monte de casos de pessoas que "relaxaram" e engravidaram. Mas, repito, isso não pode ser uma exigência, uma carga a mais de estresse.

O que eu quero dizer para vocês, nesses dias que antecedem o "Dia", é que a dor da infertilidade, tal como uma ferida, cicatriza com o tempo. Não desaparece. E que todo amor maternal que existe dentro do nosso peito pode ser direcionado a outras pessoas que a gente ama.

Nos últimos dez dias, fui mãe dos pais. Idosos, ambos contraíram dengue ao mesmo tempo e ficaram bem debilitados, prostrados meu pai teve que ficar internado por cinco dias. Foram várias noites insones, medindo a febre, medicando e inventando possibilidades de hidratação, já que as náuseas recusavam a ingestão de qualquer espécie de líquido.

Ontem à noite, ao vê-los comendo com vontade uma sopa, fiquei extasiada, tal como uma mãe ficaria ao ver a recuperação de um filho doente. E me perguntei: afinal, não é o mesmo amor?


*** Hoje vou passar o dia com a minha mãezinha, vamos almoçar juntas eu, meus dois irmãos e minha cunhada, marido vai fazer o mesmo com a mãe dele.
Sou muito grata á Deus por comemorar mais um Dia das Mães ao lado da minha mãezinha, por tê-la aqui pertinho, Obrigada Senhor!!!***
Esta foto foi no Dia das Mães em Maio de 2009
 Feliz Dia das Mães á todas Mãmães e futuras que visitam este bloguito rs..bjus

6 Pessoas Comentaram este Post:

Eloise disse...

Edvania
que saudade, minha linda.

concordo plenamente com vç, este texto mostra o sentimento de uma pessoa com infertilidade.

Eu fiquei sumida estes tempos, pq eu estava dando atenção demais ao meu trabalho, mas agora, quero voltar toda minha atenção ao meu desejo de engravidar e sei que em breve o Pai me dar esta graça.

Que o Papai abençoe vç tb.

Bjs

Bealtifull Day. disse...

que saudade, anda sumida!! se cuide

PRATICANDO MÚSICA disse...

A MAMÃE MUSICAL - MÚSICA NA GESTAÇÃO oferece uma aula de música na gestação GRATUITA,
para AS GESTANTES que entrarem em contato ainda no mês de MAIO - PROMOÇÃO DE MÊS DAS MÃES.
As gestantes inscritas ganharão no ato um instrumento musical de estimulação para o bebê ainda no VENTRE e uma banheira SENSITIVE!!
Entre no blog e informe-se. Deixe seu e-mail de contato !!! Veja fotos das aulas no blog !!!!
Bjs, Boa sorte !!! Edi
http://aulademusicaparagestantes.blogspot.com/

Entre no meu blog sobre :
MÚSICA NA GESTAÇÃO !!!!
http://aulademusicaparagestantes.blogspot.com/

Rose disse...

Sumidaaaaaaaaaaaaa apareceu né?!
Saudades....
bjokas

Doce Espera disse...

Olá!!!
Amei o texto...
Só quem sente na pela para saber como dói a espera!!!
Bjao e boa sorte na sua caminhada!!!

Unknown disse...

Oiii

Parabéns pela família linda! Mãe é tudo de bom!!

Obrigada pela visitinha em meu cantinho...volte sempre.

Que Deus te abençoe nesta caminhada e que seu tão desejado positivo chegue no melhor dia!

Bjks

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker