Programa Mais Você Apresenta - O Lindo Trabalho das Doulas

8
Ontem no Programa Mais Você, foi apresentado com muita claresa, o lindo trabalho das Doulas vale a pena assistir, coisa mais linda me emocionei.Click Aqui para assitir ao vídeo.
O maior desejo de uma grávida é que tudo corra bem na hora do parto, não é mesmo.
Isso costuma gerar muita ansiedade, principalmente nas mães de primeira viagem. Antigamente, as mulheres viviam mais próximas de suas famílias. A maioria delas fazia parto normal e esse conhecimento era passado de mãe para filha.

Como isso acontece cada vez menos, muitas mulheres que optam pelo parto normal se sentem inseguras e somente a orientação médica não acalma a ansiedade delas. É aí que entra o trabalho da doula. Você já ouviu falar? Doula é a acompanhante que ajuda a mulher na hora do parto. Dá apoio, orienta e fica ali do lado principalmente quando o parto é normal.

O acompanhamento de uma doula particular custa em média R$ 600 e existem cursos que formam estas profissionais. Nas aulas, as futuras doulas não recebem nenhuma formação específica, seja em medicina, ou psicologia. Elas simplesmente são preparadas pra identificar as dificuldades mais comuns na hora do parto e proporcionar conforto e segurança às mulheres.

Marcele Ribeiro é professora de ioga e descobriu há dois anos a atividade de doula, por experiência própria. Contratou uma para ajudá-la na primeira gravidez e gostou tanto que resolveu se tornar uma também.

O que essas mamães de hoje estão descobrindo, na verdade não é nenhuma novidade. O papel da doula existe há milênios. Em grego, a palavra quer dizer: mulher que serve. Mas não precisa nem ir tão longe. Na nossa história mesmo, até algumas décadas atrás, a maioria das mulheres dava a luz em casa e eram as mães ou parentes das gestantes que faziam o trabalho de doula, junto com as parteiras.

Hoje, o valor desse apoio é reconhecido pelo Ministério da Saúde, que incentiva a presença de doulas voluntárias nas maternidades públicas.

Para falar mais sobre o assunto, Ana Maria conversou com a doula Maria de Lourdes Teixeira, mais conhecida como Fadynha. Ela também recebeu mães que contaram com a ajuda da doula em seus partos. “Sou uma das doulas mais antigas do Brasil. Comecei quando as grávidas começaram a pedir que eu as acompanhasse nos partos, na época em que dava aula de ioga. Foi espontâneo”, disse.

Por sua vez, a mãe Viviane Varela contou que cresceu com a ideia de que o parto normal era difícil. “Mas acabei optando por esse tipo de parto. Vi o nome da Fadynha, tive todas as informações dela e foi ótimo. Fiquei muito surpresa com a minha ignorância sobre o assunto. Havia muita coisa bonita do parto que eu não sabia. Sou grata a ela primeiramente pelas informações que recebi. O parto pode, sim, ser prazeroso”, contou.

Fadynha explicou que existem dois tipos de doula. “Existe a doula de parto e a que faz o acompanhamento somente após o parto. É bom lembrar que a doula não pode interferir no nascimento. Ela se incorpora à equipe e acompanha o processo”, explicou.

*Fonte: Mais Você

8 Pessoas Comentaram este Post:

Rebeca disse...

Sem comentários para este post viu? rsrsrs
Tenho sim vontade de tetar um PN, mas já te falei das minhas neuras. Quem sabe?... rsrsrs

Beijos

Keyla disse...

Eu assisti ao programa de hoje com esse assunto, achei bem legal mesmo essa divulgação sobre as doulas.

bjos

www.vidademargarina.com.br

Keka disse...

Adorei a matéria, assisti e quero uma Doula na opróxima gestação!

Eloise disse...

Olha
Eu teve visto alguns parto naturais na net e de acompanhamento com doulas e é bem legal, na verdade emocionante um parto normal com a orientação delas.

Vou assistir o video, acho esta questão de parto e muito importante,e o parto normal não é um bixo de sete cabeças quando temos orientação e preparo.
Tive parto normal, doeu demais, mas era outra situação, eu não estava preparada, mas agora, vou me preparar e na próxima gravidez, terei parto normal, se Deus quizer.
Bjs

Fezinha disse...

Eu assisti hoje!!!! Ai menina...me deu uma aflição aquela mãe gritando antes do nenê nascer...tô ficando neurótica com a história do parto....

Beijo!

Marcella disse...

Amiga.. eu tb assiti.. vi ate que a mulher teve gemeos em parto normal.. mas ainda nao foi desta vez que me animei... acho que sou um pouco leiga neste assunto e por isso meu receio!!
Bjo

rosana disse...

ola querida...que bacana este post..muito nteressante....obrigadinho pelo carinho....bjs

Paty Fortunato disse...

Não assitir o programa,mais vi o video agora,mto interessante!

Depois passa no meu blog,tem promoção Kit Always por lá.

Beijocas!

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker