Muco Cervical e fertilidade, como funciona?!

63
Resolvi fazer um post ou dois...referente á este assunto o tão falado MUCO, que pra mim, até um tempo atrás era totalmente desconhecido, antes até via ele por aqui rs..mas sempre achei normal, porque todo mês ele aparecia... agora sei oque é, e procurei me informar melhor e dividir com vocês, e acredito que pode ajudar bastante gente que está querendo identificar o seu período fértil, então..vamos ao que interessa?


Oque é?
É a identificação do período fértil da mulher através de seu muco cervical (que é uma secreção natural da mulher), para saber qual o período em que a ela não deverá ter relações sexuais

O muco cervical sofre alterações durante o ciclo indicando a fase fértil ou não fértil da mulher. Então ele pode ser usado como método de controle de ovulação ou contracepção, sendo chamado de método de Billings.


Para fazer esse acompanhamento a mulher deve colocar um pouco de muco no dedo indicador, pressionar com o polegar e separá-los em seguida, assim pode-se ver se o muco é mais pastoso, aguado, elástico...

A ausência de muco, indica uma fase estéril, quase não há umidade, ocorre no começo e no final do ciclo, ou seja, logo após a menstruação e antes da menstruação. Nessa fase a acidez da vagina acaba matando os espermatozóides e o cólo uterino está fechado.

O muco grosso e pastoso, figura A, pode ser branco ou amarelado, também indica a fase estéril, ele dificulta a passagem dos espermatozóides. Esse muco ao ser colocado entre os dedos, não estica.

O muco mais aquoso (ágüado), leitoso e escorregadio, figura B, indica o período pré e pós período fértil, ou seja, aparece antes do PF e logo após o PF. Quando esse muco aparece já é possível engravidar, pois o cólo uterino já apresenta uma abertura e os espermatozóides podem sobreviver até 5 dias, ou seja, se nesse período a ovulação ocorrer pode ocorrer a fertilização.

O muco elástico, gelatinoso, semelhante a clara de ovo, figura C, é o muco fértil. Quando ele aparece a ovulação pode acontecer naquele dia ou em até 5 dias. Tem mulheres que tem um único dia, outras por vários dias, sendo que o dia de maior quantidade e em que o muco se estica mais, está mais elástico, é o dia da ovulação. Esse muco não é ácido, por isso ele facilita muito a chegada dos espermatozódes até as trompas e ainda os alimenta.



Algumas mulheres relatam ter muco fértil logo depois ou logo antes da menstruação, mas isso não quer dizer que se está ovulando, pode ser apenas uma alteração hormonal. Mas, sempre que o muco elástico aparece é bom treinar.


O muco cervical é produzido pelo estrogênio (hôrmonio), é ele que define todas as alterações do muco, por isso uma disfunção desse hormônio, ou alguma medicação que o altere, pode modificar o muco.

Então ter muco elástico é um bom indício de ovulação, mas não é uma certeza. O ideal é fazer outro controle de ovulação em conjunto por 2 ou 3 ciclos pra ter certeza que o aparecimento do seu muco está vinculado a ovulação.

Outra observação importante, é que o estresse e a ansiedade também podem alterar o muco, visto que, podem causar alterações hormonais na mulher.

Em resumo o ciclo do muco cervical é:

1º - Fase Infértil (antes do PF): ausência de muco, muco pastoso, leitoso, muco agüado, nessa ordem.

2º - Fase Fértil (PF): muco elástico, tipo clara de ovo

3º - Fase Infértil(depois do PF, antes da menstruação): muco agüado, muco pastoso, leitoso, ausência de muco.



Autora: Alessandra Nunes

63 Pessoas Comentaram este Post:

Marina Rocha disse...

Nossa muito bom o post, esses dias estava com dúvidas sobre muco pq vi o muco elastico 3 vesez no mes depois da menstruação claro, acho que ovulei, vamos ver hehehe, beijos

Angel disse...

É....

Esse tal de muco...a gente fica doidinha pra vê-lo...e quando vê nunca tem certeza em que estágio ele está...então valeu o post informativo...Quanto mais a gente sabe, melhor!
As vezes eu vejo, as vezes eu procuro não ficar observando...mas é sempre bom saber!!

BJS!"

Nusah disse...

Nossa menina sempre me embananava nesse assunto e vc trouxe tudo esclarecidinho AMEI ne!?

OBRIGADA linda!

Um presente para nós dois disse...

Que legal esse post, me fez entender direitinho sobre o muco, coisa que eu não entendia antes.
Bjs e obrigada pelo post.

Marcella disse...

Ai amiga.. meu sonho ter um post desse qundo eu treinava... mas otimo para as treinantes viu...
Mas vale lembrar que mesmo quando n se ve o muco pod estar ovulando... como foi o meu caso.. n vi o muco no mes que engravidei..e olha que veiram dois... simbora todas treinar!!
Bjs...ah amiga.. n resisti e comprei o livro receitas para gravidas.. to doida p que chegue logo!!
Bjs!

rosana disse...

QUE LEGAL ESTE POST...VOU FICRA MAIS ATENTA AO MEU CORPO....EU TENHO ESTE MUCO...MAS NUNCA SEI O DIA CERTO PRA VE SE ESTOU FÉRTIL OU NÃO....BJS LINDA...FIK COM DEUS.

*lyne* disse...

oi flor !!! que legal esse aplicativo , muito interessante mesmo adorei , não sabia que existia vários tipos de muco ... nossa maravilha !!! bjsss fik na pazzz

Helen disse...

Amiga...
Só vejo o meu muco no periodo infertil...e pré e pós ovulação!

Aix...nunca vi ele no periodo fértil!Mas sempre sinto dorzinhas nos ovarios!!
...nem sei...

Beijos e valeu pela dica!!

Sandra disse...

É isso mesmo, amiga!
Eu fiquei de olho neste muco e deu certo. É bom estar atenta para "namorar" muito no período certo!
Boa sorte para vc.
Bjs

Ju Chicrala disse...

Ameiiiiii a dica Edi!! Foi bem explicativa, e é muito importante para nós nesta fase neh!
Um grande beijo, e obrigada pela visitinha no meu blog, e pelos parabéns viu!
Vc é uma fofa!
Deus te abençoe!
Bjim

Pri Rubí disse...

Edivânia..mais uma vez venh aki babar seu ovo e dizer q seus post são d grande ajuda mesmo kra..krak adorei!!
mto interessante mesmo..eu lembro q qndo engravidei tava super fertil..cheio dos desejos..libido 100%..e esse muco ai sinistro..kk
agora vem cá..qto tempo dura a fase fertil?
e qts dias depois da mestruação?
eu nao seiii!
minha mestruação sempre foi desregulada..ficava meses sem vir..e eu nem engravidar engravidava..desd q fikei mocinha..então foram assim..tipo longos anos..o medico vivia dizendo q meu utero tinha isso e akilo..q eu tinha ovario policistico q p engravidar soh c tratamento ..e blaa..e fui pega d surpresa c a gravidez qndo parei d pensar nela..
qndo nem pensava mais em filhos..mesmo sendo jovem ne..
mais enfim..
,tem uma colega minha tb q diz ki qndo eh menina o nenem eh pq vc engravidou dias antes do periodo fertil..pq os espermatozoide fem. tem mais resistencia e demora morrer..e como els vivem dias ne..ai qndo vc toivesse no pf..ele ia e entrava..ahuahau;;e qndo vc tinha relações no periodo super fertil..o espermatozoide masculino ia correndo e ai vc ja fecundava..pq ele eh mais rapido q o feminino porem morrre mais rapido..nao sei se essa teoria eh vdd..rsrs
BJINHOSAMIGA.E PARABENS PELO POST

Mulher e Mãe disse...

Nós do Mulher e Mãe amamos o blog! Você tem dicas e posts ótimos para as mamães!
Bem, sou agente de uma rede social específica pra mulher e mãe. Gostaria de manter contato com você.
Nosso twitter é @redemulheremae, nosso facebook é http://bit.ly/ahJg16 e nosso orkut é http://bit.ly/b4i1vX
Espero que goste, interaja e troque ideias. A casa é nossa!

Beijo!
Carolina Cruz ~ Equipe Mulher e Mãe

Vanessa Caubianco disse...

Oi Edivania, conheci vc no blog da Marcella. Sou mãe de gêmeos (sem grilos). Desejo muita sorte pra vc e, se precisar de alguma coisa, estamos aqui! estou te seguindo. bjs

Deisiinha disse...

oi flor..esse assunto é mot interessante mesmo, sempre é bom estar informando.
Mias olha, só a nivel de curiosidade, no mês q eu engravidei agora, eu não tive nenhum sinal do Muco, nem nenhum sinal de ovulação sabia?
Achei estranho,mias continuei os treinos, e não é q engravidei.
Então naõ siga a risca isso tb, ok?!!

beijos
Deisi

Keyla disse...

Oi... ahhh esse muco!! Bom, como sabe, esse mês estou de férias e dando um tempo para minha cabeça, então nada de observar mudo, cuidar de PF, TB e outras cositas.. hahaha!!

Muito legal o texto e super informativo!!

bjos

Ju Chicrala disse...

Ja falei que amei esse seu post, e todo seu blog neh!
Obrigada pela visitinha!!!
AMEIIIIIII A MUSICAAAAAAAAAA!!!
Deus nos abençoe!!!
Beijinhos

Paty Fortunato disse...

Amiga,

Sempre com posts ótimos para mamães...quando chegar sua hora vai está craque...já sabe tudo rs..

Beijocas!

Ariele disse...

Oi querida!
Obrigada pelo carinho e pela força!
Antes de engravidar eu sempre tive dúvidas sbre isso, e até que consegui entender bem como funciona. Isso é ótimo para quem pretende engravidar.
Beijão

Jéssica Roberta disse...

EDI, CLARO QUE VOU POSTAR AS FOTOS, AFINAL ACHO QUE SOU A PESSOA QUE MAIS GOSTA DE FOTOS, ADORO MESMO, TUDO QUE FAÇO FOTOGRAFO.

FICA O CONVITE PARA VI ATÉ CTBA E PARTICIPAR COMIGO DO CHÁ DA MINHA FLORZINHA

BJS

Futura mamãe disse...

Olá! Adorei o post e também o seu blogue. Também sou treinante. É como você disse temos que entregar nas mãos de Deus que a nossa hora irá chegar. Como fala a música da Mariana Valadão "Deus sabe o que é melhor pra mim". Temos que confiar. Quando tiver um tempinho visite o meu bloguinho (www.odespertardeumanjo.blogspot.com). Adoro manter contato e trocar experiências como treinantes como eu. Abraço fértil, força e fé.

Unknown disse...

Olá amada adorei as dicas, fazendo um acompanhamento todos os exames e logo engatilhar uma nova gravidez. Creio que o senhor esta comigo e sei que guando chegar a minha vez vou aparece aqui e dizer que estou grávidaaaaa. Que Deus te ilumine poderosamente bj.

Anônimo disse...

Achei interessante

Anônimo disse...

Legaaal,ja estou ficando doida de tanto pesquisar, a 3 meses tento engravidar, ainda é cedo claro, mas infelismente nunca tive esse muco fertil, (clara de ovo) :/ estou preocupada pois tenho somente o muco hidratante....
mas eu Acredito muito em Deus, sei que ele dara um anjinhu lindo para nós. pq nós merecemos..
Beijus Fertéis a tds......

Anônimo disse...

muito legal esse site pq pude ver q eu n estou gravida graças a deus, pq minha mestruação ta atrazada a 5 dias mais meu muco cervical veio nesse mes então quer diser q n estou pq ainda estou ovulando né? EU estou com infecção urinaria e acho q isto esta afetando a minha mestruação vc pode fala se afeta ? pode manda p meu email por favor
Andreia.mend@hotmail.com

Anônimo disse...

adorei,muito bom

Anônimo disse...

OLA!
ESTOU TENTANDO ENGRAVIDAR JÁ FAZ 7 MESES, SÓ QUE ATÉ AGORA NADA! SEMPRE OBSERVEI O MUCO E SÓ VEJO ESSES DOIS PRIMEIROS, O MUCO ELASTICO NUNCA TIVE. PODE SER ISSO QUE ESTA DIFICULTANDO A GRAVIDEZ?
BEIJOS...

Anônimo disse...

obrigadaaaaaa , vlw ontém encontrei um muco na minha calcinha e ele ficou como a figura c fiquei muito feliz depois fui examinar e achei uma bem clarinha e esticou será ?
estou tentando engravidar mais estou tentando manter a ansiedade para não atrapalhar . gostei desta postagem bem explicada ñ me deixou nenhuma duvida .bj

Anônimo disse...

eu só percebi essse muco no 1º més sem o AC,estou treinando a 5 meses e nada, e a 4 meses não pecebo esse MUCO,será q eu não OVULO?

flavia santana disse...

tem um bom tempo que ele não aparece em mim, embora eu esteja menstruando várias vezes em um único mês, estou louca para engravidar, há alguma relação?

flavia santana disse...

tem um bom tempo que ele não aparece em mim, embora eu esteja menstruando várias vezes em um único mês, estou louca para engravidar, há alguma relação?

Anônimo disse...

Quero muito engravidar , mais no meu exame deu que meu endrometrio ta fino mais regular 0,28 cm sera que posso engravidar , e e estou com esse muco gelatinoso

Anônimo disse...

Gente me ajudem tenho 14 anos e tive minha primeira vez menstruada havia descido pra mim dia 30 do mês passado e eu tive relação dia 02 deste mês minha menstruação é de 5 dias mas ainda é irregular estavamos bêbados por isso não lembramos então acho que ele não usou camisinha desde então estou muito preocupada estou com sonolencia,meus seios estão diferentes estou soltando muito puns e minha barriga fica fazendo barulhos toda hora e muita fome , nunca tinha descido esse tal de muco cervical mais este mes desceu isso é bom ou ruim ahh e meu intestino esta muito estranho minhas fezes estão moles e as vezes fico 2 a 3 dias sem defecar será que estou grávida estou desesperada as vezes penso que algun desses sintomas seja de ansiedade até agora minha menstruação não desceu resta esperar mais me ajudem o muco que saiu era umas bolinhas brancas que não esticavam e depois o que esticava bom a pergunta que eu quero fazer tbm é mulheres grávidas tem esses tipos de muco cervical ou não?

Anônimo disse...

oi gnt bom tenho só 14 anos e antes mesmo de ter minha 1 menstruação ja tinha um corrimento muito grande branco,mais agora q tive minha primeira menstruação continua mais é transparente.bom sera é é muco mesmo ou é outra coisa,com gostaria q vcs me ajuda sem pois ñ gosto de falar isso com minha mãe pq ela ñ é muito compriensiva e pode pensar coisas eradas ou me julgar por uma coisa q meu proprio organismo faz!
bom só quero q vcs me respondam bem rapido obg!

Anônimo disse...

E muco transparente tipo baba com a menstruacao atrasada?? Pode ser gravidez? estou com atraso de 10 dias... com esse muco..

Alba Valéria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

oi meninas,ja tem 4 anos q sou tentante,e pela primeira vez vi o muco,logo q tive relacao ele saiu,sera q finalmente ovulei?me ajudem a esclarecer isso,obrigada.

Unknown disse...

Ola Meninas me ajudem por favor dia 1-08 minha mostra deu sinal mais não veio quando foi dia 03-03 a mostra chegou bem escura quando foi dia 05-08 ela foi embora mais eu estou notado que quando eu vou no banheiro eu vejo um muco (acho que é esse nome )transparente meninas o que sera? bjs.

leia disse...

Olá, amei esse post. calculei mais ou menos o meu periodo fertil, e percebi esse muco elastico, justamente nesse dia tive relação sexual, posso ter engravidao? Fazem três dias. Com quanto tempo posso perceber se estou gravida?

Unknown disse...

Ola tenho 13 anos ainda sou virgem nao fiquei mocinha ainda e ja tive esse muco estou muito assustada .

Unknown disse...

oi meninas hoje de manhã tive esse corrimento clara de ovo , será que estou fertil,porfavor me ajudem

Unknown disse...

oie

Unknown disse...

Oie eu tenho 20 Anos e tenho ovario policistico! Tendo engravidar desde junho do ano passado, já tomei indux por dois ciclos e nada agora o mes seguinte estou comendo inhame que diz que aumenta fertilidade e tomando o chá da casca de inhame.... por sorte hoje apareçeu esse muco branco tipo clara de ovo será que estou no periodo Fertil?

Anônimo disse...

Olá, se o muco aparece hoje e o dia da ovulação é amanhá, tenho relação sexual hoje ou amanha? Na semana do periodo fertil, tenho relação todos os dias ou em dias alternados?

marcia disse...

Gostei bastante

Anônimo disse...

Usei a pilula do dia seguinte e minha menstruação está atrasada poucos dias e estou tendo esse muco transparente, estou no período fértil?

luciana rodrigues disse...

ola vi o muco elastico e tive relaçao no mesmo dia que o vi,e claro nos dias seguintes sera que pode ter ocorrido a gravidez

luciana rodrigues disse...

ola vi o muco elastico e tive relaçao no mesmo dia que o vi,e claro nos dias seguintes sera que pode ter ocorrido a gravidez

luciana rodrigues disse...

ola vi o muco elastico e tive relaçao no mesmo dia que o vi,e claro nos dias seguintes sera que pode ter ocorrido a gravidez

Unknown disse...

Linda obrigada pelo esclarecimento

Unknown disse...

Eu vi esse muco tipo clara de ovo no mesma hora treinei no outro dia vi ele mas bem fraquinho mas treinei também rsrs e notei que no outro dia eu parecia meio seca e normal será que vem o meu tão sonhado positivo

Unknown disse...

Eu vi esse muco tipo clara de ovo no mesma hora treinei no outro dia vi ele mas bem fraquinho mas treinei também rsrs e notei que no outro dia eu parecia meio seca e normal será que vem o meu tão sonhado positivo

Samara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Tenho um ciclo de 25 dias.A monstra veio dia 11/03 e foi embora segunda dia 14/03 e hoje dia 17/03 me sinto muito úmida, com leves colicas, fome fora de hora e dor na lombar, são tipicos sintomas de gravidez, embora minha monstra ter vindo no dia certo. O que pode ser?

Anônimo disse...

Oi
Gostaria que me ajudasse com uma duvida
Estou tentando engravidar
Esse mês saiu um muco tipo clara de ovo e pronto saiu acabou
Fiquei seca. Gostaria de saber se e normal ?

Unknown disse...

Nossa muito interessante tirei minhas duvidas,ja fazem tres dias q esta saindo o muco elastico,de mim,pensei q era so um dia q saia.

Anônimo disse...

Minha irmã de 15 anos tem o muco estático e eu com 18 anos nunca vim isso nem antes e nem despois da menstruação,será que sou esteria também nunca tentei engravidar mais meu maior sonho é ser mãe. vou prestar mais atenção no meu muco pra ver se ele é elástico.
Se sentido preocupada.

Anônima disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônima disse...

Olá, Em dezembro minha menstruação vêio dia 14/12 .
Em janeiro ela veio dia 05/01 (então meu ciclo foi de 22 a 23 dias) ,
No dia 14 mim veio um muco elástico como clara de ovo ..
Tive relação dia 17/01 (com ejaculação dentro)
Tenho chance de positivo ??

Unknown disse...

Olá meninas quero tirar uma dúvida tive relacao 2 antes da minha mestruacao ela veio 2 dias e parou,e estou com muitas colicas e vontade de fazer xixi diretô. Pode ser gravidez

Unknown disse...

Tenho ovario policistico e nao faco nenhum tratamento..sou casada e nao uso nenhum tipo de protecao nas relacoes sexuais com meu marido,de uns dias pra ca estou observando um corrimento que deixa a calcinha molhada e um muco branco aquoso e possivel eu estar gravida mesmo tendo SOP?

Ale disse...

Meninas apareceu Esse muco elástico pra mim ontem por quantos dia fico fertil após ter parado esse muco clara de ovo..

Anônimo disse...

Com o chá de inhame nossa vi o muco que fazia tempo que não via espero ter engravidado!!!

Unknown disse...

Muito bom, arrasou nas informações...Obg :*

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker