Preparando o corpo para a gravidez

4
A gravidez é um momento extremamente importante na vida da mulher e que requer muitos cuidados. Mas o que muita gente esquece é de que antes de chegar à gestação, a mulher que se prepara para engravidar também precisa estar atenta a algumas atitudes e até mesmo a investir em mudanças no estilo de vida. Essa preparação é muito importante, já que é durante as primeiras semanas que o desenvolvimento do embrião pode ser mais afetado.

Além disso, é sobre essa fase que precede a gravidez, e que traz ansiedades e expectativas, que costumam surgir muitas dúvidas do que se deve ou não fazer, não só para garantir a saúde da mamãe e maiores chances de uma gravidez sadia, mas também a saúde da criança.

O principal motivo para a futura mamãe preparar-se nos meses que antecedem a gravidez, é para que ela possa passar de maneira mais tranquila por todas as mudanças que esse grande acontecimento traz. Uma das medidas mais importantes para a gravidez bem sucedida é planejá-la com alguns meses de antecedência. Com esse projeto, a mulher terá mais tempo para se organizar física e psicologicamente para o grande passo que está tomando. Portanto, comece a pensar sua gravidez pelo menos seis meses antes. Assim, o impacto das mudanças será menor e você poderá diluir a ansiedade ao longo do tempo e com uma postura que lhe deixará mais segura, como cuidar do corpo, evitar hábitos nocivos à sua saúde e à do bebê. E, por que não trocar de experiências com outras futuras mamães, gestantes e mulheres que tenham filhos pequenos?


Com a saúde da mente em dia, controlando a ansiedade e cada dia mais tranquila para o momento que se aproxima, não se pode descuidar da saúde. Por isso, é essencial que a futura mamãe procure adotar um estilo de vida saudável. Os exames devem estar em dia, para que a mulher não seja pega de surpresa com alguma doença ou problema que possa comprometer o sucesso da gravidez. Se isso acontecer, ela ainda terá tempo de dedicar-se ao tratamento adequado e voltar à investida de engravidar, sem maiores danos. Uma dica importante é manter uma alimentação balanceada e nisso, um nutricionista pode ajudar, orientando sobre a dieta mais indicada.

Outro capítulo importante é a prática de atividades físicas moderadas, necessária em qualquer momento da vida, mas crucial na vida da futura gestante. Isso porque, além de ajudar para que a mulher esteja com o peso ideal, os exercícios liberam a endorfina, ajudando no combate à ansiedade, além de proporcionarem sensação de bem-estar e melhor disposição. Mas nada de pegar pesado: um profissional de educação física poderá orientar quais os exercícios mais adequados. Não fique temerosa em procurar os especialistas para uma melhor orientação. As dúvidas e inseguranças são comuns e somente eles poderão ajudá-la da maneira mais segura e correta.

No mais, as terapias complementares também são indicadas: yoga, massagens e acupuntura, por exemplo, podem ajudar a relaxar. Além disso, use e abuse de atividades prazerosas, que lhe fazem sentir-se feliz. Caminhar, ler, praticar um hobbie, ir ao cinema, tudo que possa deixar a futura mamãe de bem com a vida e com a saúde.
Por Dra. Maria Cecília Erthal
Chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Barra D'Or

** Continuo sem internet em casa, mas acredito que logo essa novela acaba, assim eu espero....
Bjus

4 Pessoas Comentaram este Post:

Eloise disse...

Amiga, agora resolvi a questão da net e tô sem computador kkkkkkkkkkkkkkk acredita.

O notebook deu problema, tive que mandar pra assistência técnica e só volta daqui a quinze dias affff....

Adorei a matéria.

Bjsssssssssssssssssssssssssssssssssss

Renata Caroline disse...

Oi flor adorei o texto

Passei pra te deixar um beijinho e um otimo restinho de semana

Paty Fortunato disse...

Amiga,

Quanto tempo hein? Saudades!!
Vc andou sumidinha, fazia tempo q não via atualizações suas...q bom q está de volta.
Aparece lá no blog quando puder.

Beijocas!

Menina polvo disse...

Gostei muito do seu blog e de todas as dicas... Espero poder te visitar sempre ;)

Estou te seguindo!

;***

http://menina-polvo.blogspot.com/

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!