PROGRAME A GRAVIDEZ - Atividade Física Parte I

11
Quer um parto tranqüilo? Comece a malhar agora

Quem diria? Praticar uma atividade física antes de engravidar aumenta as chances de um parto normal rápido, sem complicações e com menos dor.
A razão é simples. A mãe precisa ter uma boa resistência muscular e cardiorrespiratória para que o bebê chegue ao mundo tranqüilamente. “O parto exige muito da capacidade física da mulher. É como se fosse uma atleta que disputa uma corrida de 100 metros”, compara Fátima Palha, professora de fisiologia do exercício da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Não por acaso, a recomendação para superar esse desafio numa boa é suar a camisa e entrar em forma desde já.


Os exercícios têm uma influência direta no metabolismo, aquele conjunto de reações químicas responsáveis pela síntese e degradação dos nutrientes nas células. Em outras palavras, a ginástica acelera esse processo. Para resumir a ópera, toda essa atividade do organismo garante uma produção adequada de adenosina trifosfato, a ATP, uma molécula propulsora da contração muscular. E isso é uma boa para a gestante, que terá energia de sobra para fazer esforço na hora de o bebê nascer.

A prática de esportes também melhora a capacidade de eliminar calor através do suor, equilibrando a temperatura do organismo. Eis aí outro ponto positivo para a hora do parto. Isso porque um corpo superaquecido consome mais energia, deixando a futura mãe à mercê da fadiga. Além disso, a mulher que faz ginástica adquire mais resistência e tolerância à dor. Afinal, a atividade física deflagra a produção de endorfinas, um tipo de analgésico que o corpo produz naturalmente.

A boa forma física ainda ajuda a evitar complicações no pós-parto. Depois de dar à luz, as fibras musculares do períneo ficam distendidas. Essas estruturas se recuperam de maneira mais rápida em quem exercita essa região do corpo. “Isso porque os músculos se tornam mais elásticos, evitando problemas como a incontinência urinária”, explica a ginecologista e obstetra Thaís Sanches Domingues, especialista em reprodução humana da Clínica Huntington, em São Paulo.


Fonte: Bebe.com



* Passando rapidinho, só pra dizer que até agora nada da "M".
Provavelmente estaremos viajando na terça feira, infelizmente não poderemos estender a viagem como gostaríamos devido á alguns compromissos profissionais, mas sei que vamos curtir esse tempinho com muito gosto, rs..
Ainda volto aqui antes da viagem prometo!!
 
Beijus

11 Pessoas Comentaram este Post:

Anônimo disse...

Ai flor isso é verdade
vou precisar malhar mt qnd engravidar

Dri disse...

Amiga isso é um maximo ne! Eu malho a 8 anos e tomara que isso me ajude na hora do parto hehe.
Beijinhos.

Amanda Luna disse...

Oiii, malhar é bom pra tudo mesmo né? sem contar que ainda garante que a gente não fique tão flácida depois da gravidez...
Beijão
sermulhereomaximo.blogpsot.com

luly.bb disse...

Vânia! amiga,com esse post vc me deixou louuucaaa de vontade de fazer exercicios,to bastante relaxada quanto a isso mas e sempre bom sermos lembradas!amei o post.super informativo.
Otima viajem flor! nao deixe de postar fotinhas mesmo.
nossa Gramado e Canela e meu sonhoooo conhecer.
Aproveite mtooooo com seu amor.Deus vai abençoar vcs.

Paty Fortunato disse...

Amiga linda,será q desta vez está gravinha??? Ai tomara.volta pra contar.

Beijocas!

Eloise disse...

Di
Tenho me cuidado muito, por que quando eu engtravidar novamente não quero ter problemas com nada...Não tenho malhado, só fazia caminhada, mas com a mudança de horário no serviço, não da mais pra ir, só se for bem de manhãzinha, mas Afff sair da cama muito cedo, nem pensar kkkkkk.

Mas ja estou tomando ácido fólico, estou tratando meus dentes, vou fazer alguns exames...tô confiante na reversão....e quanto a vç, boa viagem e tomara que este atraso seja um bebezinho vindo ai...
Bjs

Unknown disse...

Oi amiga, amei a materia, vou começa a malhar já...rsrs

Um otima viagem pra vc... bjuss

Keyla disse...

Oi Vânia, malhar faz bem para tudo, né? Ótima a matéria!

Boa viagem!!!

bjos!


www.vidademargarina.com.br

Um presente para nós dois disse...

Aiai, isso é pura verdade. Fico tão chatiada pq meu trabalho não me permite a matrícula em uma academia, até tentei no início do ano, mas como fico pouco em casa e o tempo que tenho livre tenho que dar atenção p/ o maridão e o filhote, nada de melhação, pelo menos por enquanto.
Bjs

Nanda Ramos disse...

o lindonaaaaa... vc veio no meu bloguinho deixou comntário e me deixou ainda na dúvidaaa
o menina c ta gravida???
hihi
sobre o que vc comentou ta super certa

Carol disse...

Ai meu Deusssssssssssss........... menina fiquei ansiosa por vc!!! Gostei do texto... mas vale lembrar q mesmo depois de gravidinha manter um exercio é super saudavel pois ajuda bastante qdo chegam as dores nas costas kkkk

Miga assim.... teste de gravidez??? Heim heim heim???

Bjussssssssss

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker