Cafeína durante a Gestação.

19
Bom dia queridas, como passaramo o fim de semana? espero que tenha sido maravilhoso pra todas, assim como foi para mim Graças á Deus.
Bom, hoje quero falar sobre um assunto que me preocupa: Café, hum....amoooooo
Eis a minha procupação: gosto muito de café, café expresso, carioca com chantily, Capuccino ai..ai...como eu gosto rs..por isso resolvi pesquisar sobre a cafeína na gestação, será que não vou mais poder tomar meu cafezinho quando estiver grávida???
Pois bem, encontrei esta matéria muito interessante e bem explicadinha no blog Eramos2  e em outros sites,  resolvi compartilhar com vocês, para quem, assim como eu também é apaixonada (o) por coffe hehehe.





A cafeína está presente em diversos alimentos, como chá, chocolate, refrigerante de cola e bebida energética, e em alguns medicamentos. Portanto, sem notarmos, ela é uma das substâncias mais consumidas no mundo, inclusive pelas gestantes.
Como os alimentos que contém a cafeína são bastante consumidos pelas mamães grávidas é importante considerar os efeitos que essa substância traz para mamãe e bebê. Cerca de 95% das mulheres grávidas ingerem cafeína, seja através da alimentação ou através de medicação.
Há evidências de que o alto consumo de cafeína pela mulher durante a gestação pode aumentar as chances de o bebê nascer antes do tempo, com baixo peso e maior risco de aborto.
O que as futuras mamães precisam saber é que o organismo leva de quatro a seis horas para metabolizar a cafeína, isto é, demora quase seis horas para eliminar os efeitos da cafeína no corpo. Já a mulher grávida leva 18 horas para fazer o mesmo.

Qual o efeito da cafeína no meu corpo?

A cafeína é um estimulante que aumenta o ritmo cardíaco e o metabolismo, o que consequentemente afeta o bebê. Embora estresse constante não seja saudável para o feto, breves momentos -- como os que se seguem ao consumo de uma xícara de café, por exemplo -- não chegam a fazer mal. Para o bebê, a situação é semelhante a você correr para pegar um ônibus, o que igualmente afeta seu ritmo cardíaco e metabolismo.
Quem toma café todo dia sabe que ele pode ser viciante e que grandes quantidades podem provocar insônia, nervosismo e dores de cabeça. O café é também um diurético, que faz com que o corpo perca água e outros fluidos necessários para manter uma gravidez saudável.
Chás e café também podem prejudicar a capacidade do seu corpo para absorver ferro se consumidos durante uma refeição ou em um intervalo de meia hora antes ou depois dela.


A gestante precisa se preocupar com isso?

Se ela está acostumada a tomar apenas uma xícara de café pela manhã e uma barrinha de chocolate à tarde, ela pode ficar despreocupada. O que pode causar problemas é o consumo exagerado.

"Embora as evidências sejam conflitantes, acredita-se que uma alta dose de cafeína, especialmente se acompanhada de cigarro, esteja associada com baixo peso do recém-nascido e, em alguns casos, aborto espontâneo."

O que dizem as pesquisas?

Os estudos são inconclusivos. Por exemplo: alguns pesquisadores observaram prejuízo sobre o crescimento fetal, outros não e há aqueles que consideram que isto só ocorre se for associado ao hábito de fumar ou ingerir bebidas alcoólicas. fonte

Outro estudo afirma que a ingestão de pouco mais de duas xícaras de café por dia já pode ser o suficiente para provocar um aborto espontâneo (até a 20a semana de gravidez).
O livro Esperando Meu Bebê também aponta estudos que associaram consumo excessivo de cafeína a recém-nascidos com irritabilidade, inquietação, vômitos, tremores e batimentos cardíacos irregulares.

Então, o que fazer?

Um estudo publicado pelo "British Journal of Medicine" indica que o consumo excessivo de cafeína entre grávidas pode influir negativamente no peso dos bebês. Por causa disso, o organismo do Governo britânico sobre alimentos rebaixou de 300 para 200 mg o limite de consumo diário de cafeína recomendado para grávidas, o que equivale a :

3 á 2 xícaras médias de café fresco;

8 á 5 latas de refrigerante de cola;

400g á 270g de chocolate ou

6 á 4 xícaras médias de chá-preto ou chá mate.

* Contudo, sempre consulte o seu médico para que o consumo da cafeína não prejudique sua gravidez e o seu bebê.

Gostaria de deixar de consumir cafeína. Alguma dica para largar o hábito?

É possível que seu próprio corpo se encarregue disso. Muitas mulheres vêem sua paixão por café desaparecer no primeiro trimestre da gestação, quando o paladar se altera e a náusea também pode incomodar.

Se você não tiver essa mãozinha da natureza, talvez vá ter que cortar o consumo aos poucos, para evitar dores de cabeça, cansaço, fraqueza e tontura. Tente diminuir pela metade seu consumo diário e veja o que acontece. Se se sentir bem, vá eliminando as outras xícaras do seu dia-a-dia.

Quanto aos chás, experimente fazê-los um pouco mais fracos ou opte de vez pelos descafeinados.
No caso dos refrigerantes, veja se consegue trocar os à base de cola pelos de guaraná ou limão (estes sem cafeína nenhuma na fórmula), ou, melhor ainda, experimente substituí-los por água com gás.


Dicas

Antes de engravidar já diminua o consumo de cafeína para se acostumar com a menor quantidade diária e não prejudicar o desenvolvimento do bebê.
Antes de satisfazer os seus desejos, lembre-se no serzinho que está se formando dentro de você.
O ideal é conversar muito com o médico de confiança e saber qual a opinião dele sobre o consumo da cafeína.



* Como disse no início, sou uma apaixonada por café, mas uma apaixonada moderada rs..rs..tomo café duas vezes ao dia sempre com leite.E como futura tentante e futura mamãe que sou, não poderia deixar de falar sobre algo que amo, porém que me preocupa sobre o quanto de cafeína é seguro se consumir durante a gravidez.


Fontes : Guia do Bebê
             BabyCenter Brasil







19 Pessoas Comentaram este Post:

Angel disse...

Vixe...
Pra mim que adoro café...nossa!Tenho então que me policiar...pq como passo o dia todo trabalhando....e o cafezinho aqui é à vontade...já vui, é cafezinho toda hora...!!Eis o mal do funcionário público!

Beijos

Keyla disse...

hum... até que não vou sentir tanto pelo café, mas sou viciada em chá mate e chá preto... passo o dia com um copo bem grande na mão, melhor tentar mudar pra suco e outros sabores de chá.. snif, snif.. mas tudo bem, qfinal é por uma boa causa, né?
Vi seu blog no da Amanda (quero ser mãe) e resolvi dar uma olhadinha!
Estou registrando meu comments com a minha conta do google, não tenho o blogger, mas tenho um blog que é http://www.vidademargarina.com.br

bjos e boa sorte com a redução de café.. rsrsrs!

Keka disse...

Amiga, acho que você não precisa se preocupar, eu larguei o cigarro por conta da gravidez que era sim o que fazia muito mal, mas café não, tomo sim mas pouco porque me dá azia, mas mal não faz não. Além disso deixa o bebê agitado o que nesta fase (final da gravidez) nã é bom porque os chutes dele chegam a doer kkk mas de resto, tomar ou comer qualquer coisa moderadamente é o que importa viu?

Paty Fortunato disse...

Amiga,

Eu quando estava grávida, vivia em tudo q era site sobre gestação...e já sabia disso.
Eu tb amo um cafézinho, mais evitei quando estava grávida.
Mto boa essa informação para as outras futuras mamãs.

Beijocas!

PS:q pens vc não ter partcipado da promo.

Rebeca disse...

Olá amada!
Eu não tomo café e raramente tomo mate ou refrigerante. Mas é bom falar, pois o café é uma das bebidas mais consumidas no mundo né? É bom que as mamães estejam atentas, e às treinantes reduzam o consumo desde já!

Beijocas e boa semana!

Anônimo disse...

Huumm, deu até vontade de tomar um capuccino agora!!! Sou viciada em café, não saiu de casa sem tomar pelo menos um cafézinho puro ou com leite... Bom saber disso viu, vou começar a dimunuir para nao sofrer tanto quando engravidar ou aproveito e me jogo no café enquanto posso??? Rsrs bjaO

Unknown disse...

Oi Linda, eu não sou fã de cafezinho não, amo é um cházinho, que tbm deve ser moderado na gestação...búaaa!!!

Passei pra desejar a vc uma semana otima!!!Bjuss

Nusah disse...

Menina eu tomo cafe o dia todo e agora no inverno nem se fala... moro no Sul e aqi o frio é terrivel e um cafe faz tao bem, mas é bom saber q preciso diminuir um pouco a cafeina!

Bjokas
Post MARAVILHOSO como swmpre!

Carol disse...

Oi amiga... entao... eu sou chegadinha no café... nunca tomei de xicrinha... sempre foi baldinho como diz o copeiro aqui da empresa kkkk mas depois q engravidei cortei o café pq seria apenas um dos fatores de riscos q eu teria q enfrentar entaoa chei q o café fosse o melhor e mais facil de eliminar... entao pelos tres primeiros meses nao tomei... hoje tomo cerca de 2 xic por semana... assim nao morro de vontade e controlo bem =) pois nao sei se na amamentação vai fazer bem pro BB ja q o que comemos afeta diretamente nos bebes né???

Adorei a materia amiga!!

Bjussss

Gisele disse...

Eu já comecei a diminuir o café..estou tomando o café sempre com leite, bastante leite e pouco café...

bjs

Paty Ghigiarelli disse...

Adoooooooooooro café!!

Café puro e bem forte, não consigo ficar sem ele... me dá até dor de cabeça se não tomo pelo menos uma xícara por dia..

Adorei a matéria.

Beijossss

Lisi disse...

Oi! Tudo certo?
Pra mim não é problema, não sou uma grande apreciadora de café, então evitar excesso é mais facil!!! rsrs
Grande abraço!

Taly Watanabe disse...

Oiie amiga, é verdade, voltamos recarregadas, mas menina assim que cheguei la na 6°f ja pensei no domingo que viria embora..é tranquilidade demais e eu sou mto agitada..rsrs
Adoreeei a matéria da cafeitna vou ler com mais calma
bjinhus

rosana disse...

ah... edi...adorei a xicara em formato de barriga....hummmm....eu amo café...mas não tomo muito....só pela manhã mesmo...e agora nem se fale temos que nos cuidar né....que bom que vc gostou das minhas flores...nada melhor que deixar noosso lar lindo....bjs querida.

Ariele disse...

Ooi, primeira vez que estou passando por aqui! Sou gestante e vi o título do post em um blog e me interessei, pois sou viciada em café! haha, muito bom o post. e a xícara em formato de barriga é a mais linda! Seu blog está lindo, parabéns. Beijos!

Marcella disse...

Amiga... ainda bem que eu n sou fã de café.. tomo muito raramente... mas pra quem gosta tem que começar a diminuir agora né..
bji e boa semana!

Andréia disse...

Obrigada amiga, continua orando pra que meu milagre se instale e fique bem direitinho no forninho... BJS

Anônimo disse...

Olá amiga sou eu a morena,fiz um novo blog ;)

Anônimo disse...

oola, adorei o teu blog, eu adoro o café, o cheirinho entao me deixa louca mas como sou gestante evito o maximo que posso, mas as vezes nao resisto e so tomo um pouquinho para matar a vontade......

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker