MITOS e FATOS sobre Partos.

15
Quero deixar registrado aqui esta matéria, primeiro porque é muito importante e preciso me informar sobre o assunto e depois porque é sempre bom dividir coisa boa né..rs..
Bom, li no Blog Mamíferas, Katy autora do post conta sobre a frase que uma amiga dela disse:
"Essa história de ser enganada pelo médico é coisa de gente ignorante"

Ela conta que: "Gostaria muito de tentar mostrar que não é só quem é "ignorante" que é enganado. Muitas mulheres, infelizmente, são enganadas por seus médicos diariamente. São "cordões assassinos que se enrolam nos pescoços dos bebês e os sufocam", são "mulheres que não dilatam", que "tem a bacia estreita demais para seus bebês muito grandes", são crianças que "passam da hora" como pães no forno, são centenas de "sofrimentos fetais" com justificativas duvidosas, enfim...


Só as ignorantes acreditam nessas justificativas? Claro que não! Mulheres informadas, preparadas, que desejam com fervor seus partos normais acabam na faca quando seus médicos chegam com esses diagnósticos na hora do parto. Eles estão certos? Estão errados? Essas mulheres foram enganadas? Na dúvida, o que você faria? Arriscaria?


Eu não. Por isso, é importante demais ler, se informar, aprender, mas também saber que seu médico não vai te enganar que ele quer o melhor pra você, e não o melhor pra ele.


Respeito de coração as escolhas e os caminhos que cada um decide percorrer. Faz parte da história de cada pessoa, é uma escolha particular.

Concordo plenamente com ela na frase acima. Eu por exemplo quero muito ter um parto normal, porém não sei se será possível da maneira que gostaria que fosse, mas sinto que estaria fazendo uma "maldade" com meu bebê, determinando data e hora que ele nascerá, quero que fique beeeem claro: Esta é a MINHA opinião, EU penso assim e respeito as escolhas de cada uma, afinal realmente faz parte da história de cada pessoa..

Mas...o futuro á Deus pertence e não quero sofrer por antecipação vou entregar nas mãos de Deus, Ele conhece o desejo do meu coração e sabe o que é melhor pra cada um de nós, e também para os nosos bebês.

Porém eis aqui um artigo com Mitos e Fatos Sobre Parto, importantíssimo. (também indicado pela Kathy do Mamíferas), coloquei abaixo na íntegra rs..porque como disse: quero deixar guardadinho aqui no meu cantinho essa e outras matérias que julgo ser de exrema importância.

MITOS E FATOS

São poucos os fatos da vida envoltos em tanto mistério, medos e tabus quanto o parto. Talvez nem o sexo tenha sido tão mistificado, alguém aqui já ouviu falar de quem tenha medo de morrer de sexo? Ou de ter falta de líquido, cordão enrolado, bacia estreita para o sexo?


Quem já esteve grávida fartou-se de ouvir de amigos, parentes, conhecidos e até de desconhecidos sobre os grandes perigos do parto. Todo mundo tem uma história trágica a contar. São tantas histórias dramáticas que não consigo entender como é que as nossas cidades não estão povoadas de pessoas lesadas, paralisadas, ressecadas e enroladas em cordões assassinos! Sem contar nas mulheres alargadas e com incontinência urinária no último grau.


Qual é a grávida que não foi parada pela manicure, pela cobradora do ônibus, pela cunhada da prima da vizinha para ouvir uma história tenebrosa sobre o bebê que bebeu água do parto, que chorou na barriga, que fez cocô no líquido amniótico, que secou de tanto que passou da hora, que tinha 30 voltas de cordão no pescoço, que teve um parto seco, que teve um fórceps tão forte que lhe afundou o crânio de lado a lado?


Se você está grávida e se a sua barriga já aparece, certamente você já ouviu uma história dessas e não gostou nada dos pulos que seu coração deu. Pensando em ajudar as mulheres que se encontram nessa situação, aqui vão algumas dicas para ajudar a desmistificar os "grandes perigos" que as cercam quanto mais o parto se aproxima.



Na sequência: MITO EXPLICAÇÃO e FATOS

Falta de Dilatação

Muitas mulheres hoje em dia dizem que não conseguiram ter um parto porque tiveram falta de dilatação.


Tecnicamente não existe falta de dilatação em mulheres normais. Ela só não acontece quando o médico não espera o tempo suficiente. A dilatação do colo do útero é um processo passivo que só acontece com as contrações uterinas.

Bacia Estreita
Uma mulher com bacia estreita não teria espaço para a passagem do bebê.


Existem situações não muito comuns em que um bebê é grande demais para a bacia da mulher, ou então está numa posição que não permite seu encaixe. Não mais que 5% dos partos estariam sujeitos a essa condição. Além disso, tecnicamente é impossível saber se o bebê não vai passar enquanto o trabalho de parto não acontecer, a dilatação chegar ao máximo e o bebê não se encaixar.

Parto Seco
Um parto depois que a bolsa rompeu seria uma tortura de tão doloroso.


A verdade é que depois que a bolsa rompe o líquido amniótico continua a ser produzido, e a cabeça do bebê faz um efeito de "fechar" a saída, de modo que o líquido continua se acumulando no útero. Além disso o colo do útero produz muco continuamente que serve como um lubrificante natural para o parto.

Parto Demorado
Um bebê estaria correndo riscos porque o parto foi/está sendo demorado.


Na verdade o parto nunca é rápido demais ou demorado demais enquanto mãe e bebê estiverem bem, com boas condições vitais, o que é verificado durante o trabalho de parto. Um parto pode demorar 1 hora como pode demorar 3 dias, o mais importante é um bom atendimento por parte da equipe de saúde. O que dá à equipe as pistas sobre o bebê são os batimentos cardíacos. Enquanto eles estiverem num padrão tranquilizador, então o parto está no tempo certo para aquela mulher.

Bebê passou da hora
O bebê teria como uma "data de validade" após a qual ele ficaria doente.


Os bebês costumam nascer com idades gestacionais entre 37 e 42 semanas. Mesmo depois das 42 semanas, se forem feitos todos os exames que comprovem o bem estar fetal, não há motivos para preocupação. O importante é o bom pré-natal. Caso os exames apontem para uma diminuição da vitalidade, a indução do parto pode ser uma ótima alternativa.

Cordão Enrolado
A explicação é de que o bebê iria se enforcar no cordão umbilical.


O cordão umbilical é preenchido por uma gelatina elástica, que dá a ele a capacidade de se adaptar a diferentes formas. O oxigênio vem para o bebê através do cordão direto para a corrente sanguínea. Assim, o bebê não pode sufocar.

Não entrou/não teve trabalho de parto
A idéia aqui é de que a mulher em questão tem uma falha natural que a impede de entrar em trabalho de parto.


A verdade é que toda mulher entra em trabalho de parto, mais cedo ou mais tarde. Ela só não vai entrar em trabalho de parto se a operarem antes disso.

Não tem dilatação no final da gravidez
A explicação é que o médico fez exame de toque com 38/39 semanas e diz que a mulher não vai ter parto porque não tem dilatação nenhuma no final da gravidez.


Tecnicamente uma mulher pode chegar a 42 semanas sem qualquer sinal, sem dilatação, sem contrações fortes, sem perder o tampão e de uma hora para outra entrar em trabalho de parto e dilatar tudo o que é necessário. É impossível predizer como vai ser o parto por exames de toque durante a gravidez.

Placenta envelhecida
A placenta ficaria tão envelhecida que não funcionaria mais e colocaria em risco a vida do bebê.


O exame de ultra-som não consegue avaliar exatamente a qualidade da placenta. A qualidade da placenta isoladamente não tem qualquer significado. Ela só tem significado em conjunto com outros diagnósticos, como a ausência de crescimento do bebê, por exemplo. A maioria das mulheres têm um "envelhecimento" normal e saudável de sua placenta no final da gravidez. Só será considerado anormal uma placenta com envelhecimento precoce, por exemplo, com 30 semanas de gravidez.

 Ana Cristina Duarte

Doula, Educadora Perinatal, Graduanda em Obstetrícia pela USP Leste

Fonte: Blog Mamíferas
          Site Parto do Princípio


** Gente, sábado foi meu aniversário dia 17/04, na correria acabei não postando rs..rs..o final de semana foi bem corrido, passei o sábado inteiro fora com o minha paixão...louvo á Deus por mais um ano de vida, mais um ano de vitória e com saúde o resto a gente consegue com garra, força de vontade e Fé em Deus!!**

15 Pessoas Comentaram este Post:

Lisi disse...

Feliz aniversário pra ti tammbém!!!
grande abraço!

Nusah disse...

Parabéns pelo Aniversário e por esse lindo post. Adorei...
Tbm sou a favor do Parto Normal, qro mto pela recuperaçao. Mas tbm deixo nas mãos de Deus. Pois se tivermos com um equipe de saude mto bem preparada não tem porque se preocupar! :)
Eles saberao a hora certa! Adorei as verdades e mitos, pois nem sabia dessa do cordão...como já ouvi pessoas falarem isso! nanana...


Bjao.

Paty Fortunato disse...

Parabéns amiga, Felicidades!!!
Sobre o post, mto bom saber.ótimas informações.

Beijocas!

Cheilinha disse...

Parabéns flor...
Muitos anos de vida e felicidades sempre.
bjim.

Renatinha disse...

Oh Vania, feliz aniversario pra vc querida!!
que neste novo ciclo da sua vida, seus sonhos se realizem!!

Olha Van, vou dizer que mesmo assim, os medicos no Brasil exageram nas coisas, aqui na Inglaterra o PC so acontece no ultimo caso mesmo, qdo a mulher chega na 40a semana, ela eh examindada, se a bolsa nao romper em breve, a cada 3 dias ela passa por um exame. Qdo a bolsa se rompe, se ano houver dilatacao, elas esperam ainda 24 horas pro trabalho de parto acontecer.
Ai sim, se nas proximas 24hrs nao acontecer do bebe nascer naturalmente, ela sera induzida pra uma cesareana. Tudo isso controlando se o bebe e a mae estao bem, claro.
Entao, pra mim, ainda sim os medicos no Brasil sao folgados e so querem o dinheiro facil e trabalho rapido do PC e nao ficar horas ou ate mesmo dias com uma mesma gestante.

Tenha uma otima semana

rosana disse...

oi linda que bom que vc gostou da sugestão de alimentação...nada melhor do que cuidar de nós mesma né.eu tbm não sigo cardapio,sou ruim pra comer...mas to esforçando,afinal td pelo nosso baby....bjs tenha uma semana linda na presença do senhor....adorei seu post sobre mitos e fatos,temos que saber sobre tudo e um pouco eu amo ler....bjsssss

Rebeca disse...

Eu amei esse post. Foi muito informativo!
Respeito a decisão de cada uma, e tb já fiz a minha opção de parto. Mas é importante estar sempre "por dentro" né?
Uma ótima semana pra vc, que Deus te abençoe!

Beijos

Eloise disse...

Informação é td viu amiga e esta matéria foi muito informativa...
Bjs

Carol disse...

Vixe amiga vc nao faideia do qto nos aterrorizam e pra ajudar eu ainda tenho um "plus" pra quem adoooora contar tragedia: sou obesa... entao escuto desde historias horrorosas de q vou matar meu bebe dormindo ate q vou sangrar ate morrer pq n vou conseguir me costurar a tempo por ter tanta gordura... pois é... falta de assunto de gente invejosa pura e simplesmente...

Bjusssssssssssss

Leh disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Leh disse...

parabénssss amigaaa...
felicidadesss viuu...=D

aiii amiga....vou te confessar uma coisinha kkkk
eu usei mtooo desses mitos, pra justificar a minha cesarea kkkkkkkkkk
eu ja estava cansada de todo mundo decidindo por mim o tipo de parto...e eu não queria normal nem a pau...meu marido q é contra a cesarea, tmb ficava falando na minha cabeça...o q eu fiz então?...kkkkk inventei um monte dessas histórias, pra pararem de me enxer o saco e de ficarem falando na minha cabeça...ja q pra eles (familia dele) não adiantava só falar q eu queria cesarea por opção....em uma familia q todos nasceram de parto normal...seria a morte pra eles...rsss

adorei saber d td isso, na verdade eu ja sabia, pois pesquiseii muuuuuito qdo tava gravida, tava me preparando pra um possivel parto normal..rss
mais graças a Deus, foi td como eu quis...

bjinhus

Taly Watanabe disse...

É verdade é um vicio..ir vendo o contador de visitar aumentanto...grandes amizades..enfim, é um presente de deus né?
Adorei essa postagem

luly.bb disse...

oi amiga!
nossa....q lindo ver vc sempre em casa! hehe
amiga..onde vc tem o post de roupas de gravidas!
amo tbm!! passa pra mim o link q eu quero ver,ainda tenho mais fotos para postar so q ontem tava trovoando aki entao nao deu...
passao o link! eu tbm sinto saudade do meu cabelo de antigamente...pq vc nao deixa ele comprido de novo?? se ele esta sendo hidratado e tals..vc pode ir deixando ele crescer...
gravida de cabelao fica lindo! eu acho neh?
besos amada!
achei lindo o blog q vc fez pra quando engravidar!

Joice Rosa disse...

Oi querida! Achei otimo o post,fico muito aflita em relação ao parto,pois tenho muitos receios em relação ao parto normal...enfim,toh orando!
Menina, feliz aniversário atrasado neh?! Tudo de bom! Que Deus te abençõe muito!!!

leu disse...

♥♥A paz do Senhor,Edivânia...Tudo bom.Estava no blog da taly,e vi o seu,e vou seguir,pq achei um charme,lindas suas reportagens,...Tudo muito fofo...Deus te abençõe e saíba que na hora certa Ele agirá em seu favor.Te parabenizo,e tbém tenho um blog.Só que muito simples,mas cheio da unção de Deus...Muitos bjs flor e que o Senhor Deus te abençõe.♥♥

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker