NATURAL OU CESÁREA ?? EIS A QUESTÃO...

6

Nascer com simplicidade é um ato puro, mágico. Então por que o parto se transformou em algo marcado, com um roteiro a ser seguido? Por que cada vez mais grávidas e médicos escolhem trazer um bebê ao mundo, de forma programada?

Antes de qualquer coisa, bom dia á todas espero que o final de semana de vcs tenha sido maravilhoso e abençoado assim como foi o meu.
Bom com relação ao título do post, é o seguinte... eu toda vida tive pavor só de ouvir falar em parto, gravidez... dores..enfim tudo que vem no pacote quando o assunto é ser mãe, tanto é que meu esposo disse que somente decidiríamos ter um bebê , quando eu estivesse preparada, ou seja, quando eu quizesse ( que bonitinho..rs..). Mas sempre pensei que quando este momento chegasse, o desejo em ser mãe surgisse, com sentimentos tão profundos, a vontade seria maior que a preocupação com o parto e como ele seria.
Pois é..pensei certo! e imaginem vcs, não consigo me imaginar tendo um parto cesária, uma das minhas primeiras postagem eu informei que havia comprado um livro " Confissões de Mãe" da Maria Mariana http://www.confissoesdemae.com.br/ já acabei de ler o livro e confesso, foi uma viagem ao mundo materno, este livro foi o primeiro passo pela escolha do parto, a autora é mãe de quatro crianças, a primeira de parto cesárea e os outros de parto natural.
Ela relata o parto de uma forma tão profunda, que realmente te faz pensar sobre a importância de se ter um parto normal tanto para o bebê quanto para a mãe.
Pois é..nem engravidei e já estou em dúvida com relação á que tipo de parto, rs..rs..
Encontrei alguns sites, que defendem e apóiam o parto natural,  tem alguns relatos de partos que gente! são a coisa mais linda de ser ler, http://www.maternidadeativa.com.br/relatos.html sempre que leio um relato quando termino estou com os olhos lacrimejando, a forma como é relatado este momento que é único, por mais que alguém diga conte a experiência que teve, com certeza com vc será diferente, é como se nascesse uma mãe no momento em que o bebê nasce também, eu quero que a minha entrada á maternidade seja uma mudança extremamente significativa, começando pelo parto.
O parto natural é uma poderosa ferramenta de transformação e é por meio dele, que alcançamos um nível de conhecimento que jamais acontecerá em uma cesárea. Ao dar a luz de forma simples, a mãe tem a chance de se perceber por inteiro e de participar ativamente de cada segundo do nascimento do seu bebê. A mulher possui uma força superior e infinita e nada nem ninguém tem o direito de diminuir isso.
Hoje em dia, a correria e a comodidade fazem com que essa energia fique reprimida. A mulher pensa e é encorajada a pensar que não é capaz de alcançar a plenitude. Acredite: ela é capaz!
Sei que vai ser difícil, porque os hospitais privados sempre encontram um jeito de mostrar que a melhor opção é o parto cirúrgico, a prova disso é que  O Ministério da Saúde aponta que, no Brasil, 79% dos partos são cesáreas, enquanto a Organização Mundial da Saúde recomenda 20%. E aí??
Sou á favor do parto cesárea quando há motivos clínicos para realização do mesmo,  como: desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve, infecção herpética ativa, gestantes diabéticas, posição do bebê invertida e difícil ou ainda se o trabalho de parto não estiver progredindo normalmente. Agora quando a cesárea é optada pelo médico você deixa de ser uma parturiente para ser uma paciente cirúrgica, aí neste caso não concordo.
Bom essa é a minha opinião, e acredito ser importante tomar esta decisão antes de inciar um pré natal, ou até mesmo antes de engravidar, que é o meu caso rs...rs.. ( adiantada eu não ??)
Mas seja o que Deus quizer, realmente desejo muito me preparar e me informar o máximo possível, quanto á este assunto, as vantagens e desvantagens não só cirúrgicas, mas pessoais e saudáveis não só pra mim, mas principalmente para o meu bebê.

Segue abaixo para quem não assistiu o Fantático ontem, o vídeo com a entrevista da Gisele Bundchen que teve seu parto natural, em casa na banheira, este parto é chamado "Parto Humanizado", nos estados Unidos
esta técnica é muito utilizada e é uma escolha exclusiva da mãe, vale a pena assistir pra quem não viu, mas pra quem já viu veja novamente eu já revi 3 vezes rs.. bjus.


6 Pessoas Comentaram este Post:

Unknown disse...

Oie... adorei seu blog e estou retribuindo a sua visita... Tenha uma linda e iluminada semana!!! BeijinhOs... td de bom!!!

aninepinheiro disse...

Oi querida, te achei no blog da Aline!
Serei mais leitora assidua, rs

Beijos e parabéns pelo blog

experienciadecadadia.blogspost.com

Anônimo disse...

Olá! Concordo TOTAAAL com vc! tintin por tintin! E tbm nem engravidei ainda, mas já penso em tudo isso! Sou totalmente à favor do parto normal para quem tem condições de fazê-lo e cesárea para aquelas q possuem REAIS indicações clínicas para fazê-la. Existem aquelas q já marcam a cesárea sem dó nem piedade, mas tbm existem mtas gestantes q caem nas desculpas esfarrapadas q mtos médicos dão só para não esperar o tempo do trabalho de parto! é um absurdo essa indústria da cesárea q vemos no Brasil!
Não entro naquele papo de "é mão melhor, ou pior", ah! papo furado, só acho q realmente é mais saudável, consciente e normal (dãã) nascer da maneira q fomos feitos pra nascer né?! Leia tbm o livro "Nascer sorrindo" do Leboyer! Vc vai gostar e vai querer ainda mais um parto normal!
Amei o post! É polêmico mas precisamos tocar nesse assunto né?! Bjinhos!

Rebeca disse...

Olha linda, eu já tenho a decisão sobre o (futuro) parto tomada. Mas acho que ela pode mudar depois que eu estiver realmente grávida. A presença real do bebe em meu ventre me fará encarar a coisa de outra maneira. Então, vou esperar pra ter minha opinião firmada!

Beijos

Jéssica disse...

Olá, Adorei seu blog...vim retribuir a visita e agradecer pelos elogios.
Já estou te seguindo também, espero que possamos trocar experiencias.
Bjo grande

Unknown disse...

Oi amiga tudo bem?
Eu tb acho que o parto normal é a melhor opção,pois a mulher se recupera mais rápido.
Mais depende muito da gravidez,em alguns casos a Pressão Arterial da mulher sobe tanto que é melhor fazer a cesária do que a mulher entrar em Eclâmpsia.
Mais fora os problemas o melhor é optar pelo parto normal.
To te seguindo tb.
Bjokasssssss =]

Postar um comentário

Oba! Oba ! Você vai comentar!!

E-familynet.com Ticker